Papo Sustentável conquista o Prêmio Losso Neto

Equipe fatura quatro das cinco categorias do prêmio oferecido pelo Jornal de Piracicaba


O trabalho produzido pela equipe do Papo Sustentável conquistou o 1º lugar da 23ª edição do Prêmio Losso Neto, oferecido pelo Jornal de Piracicaba ao melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A equipe ainda faturou o 1º lugar em quatro das cinco categorias que o prêmio foi dividido: melhor monografia (Vieira Junior e Marina Campos), blog (Larissa Molina), documentário (Bruna Sampaio e Syndi Siqueira) e jornal impresso (Karla Gigo).
Durante a apresentação dos resultados, o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adolpho Queiroz, que participou da banca como avaliador da monografia ressaltou a importância do estudo. “Esse tema é, sem dúvida, o mais contemporâneo, e possui grande relevância. O meio ambiente é um assunto que interessa a todos”, pontuou.

Orientadora avalia monografia


O coordenador do curso de jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão, afirma que  “o trabalho coloca em cena um tema urgente para toda a sociedade e o trata com profundidade, além de conseguir ouvir a opinião de fontes absolutamente adequadas. Outro fator importante para a vitória foi a capacidade do grupo de adequar a discussão às várias linguagens propostas - monografia, impresso, rádio, vídeo e multimídia - sem perder a unidade e ao mesmo tempo respeitando as peculiaridades de linguagem de cada um destes produtos”.

 MULTIMÍDIA
O jornalista e especialista em informática, Rodrigo Botelho, que participou da banca como avaliador dos projetos multimídias congratulou o blog Papo Sustentável pela repercussão, interatividade com o público (página Manda Ver!) e inovação ao organizar o blog como um site para facilitar a navegação do usuário.     


Rodrigo Botelho avalia Papo Sustentável


Para a produtora do blog Papo Sustentável, Larissa Molina,  o envolvimento com o tema foi essencial para o resultado positivo. “Trabalhamos com amor desde o início, pois percebemos que o jornalismo pode fazer algo pelo meio ambiente. Esse foi o combustível que nos movimentou”.


Larissa explica sobre o projeto inicial do blog para banca 

Larissa teve seu projeto orientado pelo professor de jornalismo da Unimep, Wanderley Garcia. Ele avalia que “o prêmio veio para coroar o esforço de toda a equipe. Todos trabalharam com dedicação e, quando isso acontece, o resultado não pode ser diferente”.
O Prêmio Losso Neto de Jornalismo é oferecido desde 1988 pelo Jornal de Piracicaba. Agora, os oito integrantes do grupo vão receber uma viagem em território nacional patrocinada pelos organizadores do prêmio. 

TRAJETÓRIA
O projeto que resultou na criação do Papo Sustentável e de todos os seus produtos teve início em agosto de 2010, com a decisão da equipe em abordar a crise ambiental e o papel do jornalismo diante do tema.
“Quando decidimos abordar a cobertura ambiental nem imaginávamos que existia tanto campo a ser estudado. A partir do desenvolvimento da monografia, cada integrante teve um norte para o seu produto. Além do prêmio, conseguimos mostrar que o jornalismo deve auxiliar a população na compreensão e conscientização a respeito da crise ambiental”, avalia Vieira Junior, um dos autores da monografia.